top of page

Os Melhores Lugares Para Férias No Mundo Se Você AMA Queijos

Porque, sim, é perfeitamente razoável planejar uma viagem inteira em torno do seu queijo favorito.

Tem coisa melhor que queijo? Afinal, queijo combina com tudo. Fica maravilhoso com pão ou com fruta, legumes, massa, chocolate, vinho ou cerveja, ou mesmo sozinho.


A melhor coisa sobre o queijo, além de simplesmente existir, é que existem tantas variedades feitas em todo o mundo. Você pode obter um Brie suave na França, um queijo de cabra saboroso na Toscana ou um queijo azul pungente (ousamos dizer, fedorento) nas Astúrias que vai te surpreender (ou pelo menos cheirar como eles). Muitos queijos podem ser encontrados em lugares específicos ao redor do mundo, onde os queijeiros vêm aperfeiçoando seu ofício há gerações.


Quem não gostaria de ter a desculpa perfeita para vagar pela França, comendo cada pedacinho de Camembert, Brie e Beaufort? Ou na Itália, onde você pode provar gorgonzola, pecorino romano e o clássico parmesão? Há também excursões extravagantes na Espanha e na cidade real de Cheddar para alguns produtos de cheddar de verdade. E se você quiser ir para os Estados Unidos, não se preocupe. Há muitos lugares para visitar nos EUA também.


Bordeaux, França


A França é uma utopia de queijos e alguns dos melhores do mundo vêm de Bordeaux. Experimente os favoritos regionais, como Tomme des Pyrénées (feito com leite de vaca), Barousse (feito com leite de vaca ou ovelha) e Ossau-lraty (feito com leite de ovelha) enquanto estiver na área. Não só existem toneladas de variedades de lojas de queijos que você pode visitar - como Le Chèvrefeuille, uma fábrica especializada em ricos queijos de cabra - mas também Baud et Millet, um pequeno restaurante de queijos dentro de uma caverna.


Normandy, França


A Normandia é o lar do queijo francês mais cremoso: Camembert. Visite La Maison du Camembert, um museu do queijo construído em forma de roda Camembert, e a President Farm, onde você pode comer bastante queijo fresco e aprender tudo sobre o Camembert, desde seu início histórico até o processo de fabricação do queijo.


Alpes Franceses

Ao longo das fronteiras da França, Suíça e Itália, você certamente descobrirá alguns deliciosos queijos, como Reblochon, Beaufort, Abondance, Bleu de Sassenage e Tomme de Savoie. Além disso, você pode apreciá-los enquanto admira as vistas deslumbrantes.


Asturias, Espanha


Esta parte da Espanha é frequentemente chamada de "El Pais de los Quesos" (A Terra do Queijo). O queijo mais popular desta região é uma variedade fortemente azul chamada queso de Cabrales. Os amantes do queijo também podem descobrir tudo o que há para saber sobre este famoso queijo através da especial Fundação Cabrales, dedicada à sua importância histórica e cultural.


La Mancha, Espanha

La Mancha não é apenas a casa de Don Quixote, é também a casa do queijo espanhol mais famoso: Manchego. A boa manteiga é feita a partir do leite de ovelhas Manchega que são pastoreadas nas províncias de Toledo, Cuenca, Ciudad Real e Albacete.


Sardenha, Itália

Você pode encontrar praticamente qualquer tipo de queijo italiano na Sardenha, do pecorino ao queijo azul. Mas o que torna o queijo da Sardenha especial (e talvez um pouco arriscado) é um queijo ilegal feito com larvas vivas chamado casu marzu. Apresentado em um episódio de The Amazing Race, o queijo, que tem gosto de gorgonzola forte, é considerado seguro para comer enquanto as larvas estiverem vivas. Claro, a venda deste queijo em particular é ilegal - nos EUA, Itália e muitos outros países - porque sempre há o risco de os vermes sobreviverem e causarem problemas no trato abdominal, não importa o quanto você tente. Evite comê-los. Talvez seja melhor se limitar a outros queijos durante a viagem para evitar levar para casa lembranças extras.


Pagazzano, Itália

Os amantes de queijo picante devem definitivamente ir a Pagazzano, lar do gorgonzola. Uma das melhores empresas produtoras do tradicional queijo italiano, Arrigoni, definitivamente vale a pena experimentar.


Reggio Emilia, Itália

Já se perguntou de onde vem o seu queijo preferido que praticamente combina com tudo? Estamos falando de parmesão, ou Parmigiano-Reggiano. Acontece que foi criado na Idade Média na província italiana de Reggio Emilia, e é um must-go para os amantes de queijo.


Somerset, Inglaterra

Cheddar não vem em uma caixa de macarrão com queijo (mac 'n' cheese) ou em uma jarra de Cheez-Whiz. Ele vem da cidade de Cheddar, no sudoeste da Inglaterra, onde a famosa Cheddar Gorge Cheese Company é a única queijaria que resta na cidade a produzir o lanche deliciosamente picante.


Gruyeres, Suíça

Onde mais você vai encontrar um bom gruyere além de Gruyères? A pequena cidade medieval produz queijos perfeitos para harmonizar com suas frutas favoritas há séculos.


Torjulvagen, Noruega

O melhor queijo do mundo (não, sério) é uma forte variedade de queijo azul chamada Kraftkar e foi originalmente feito na cidade norueguesa de Torjulvagen apenas em 2004. No World Cheese Awards 2016 em San Sebastián, Kraftkar foi selecionado "Campeão do Mundo" (em todas as categorias).


Alkmaar, Holanda

Se você quer conhecer os melhores mercados de queijos que a Europa tem a oferecer, precisa ir à Holanda. Nesses mercados medievais, você encontra queijos de todas as variedades, incluindo Edam e Gouda. Certifique-se também de parar no Alkmaar Cheese Market na Waagplein Square.


Santa Rosa, California

Existem muitas variedades deliciosas encontradas nos EUA. Em 2021, os cinco principais estados produtores de queijo, por exemplo, foram Wisconsin, Califórnia, Idaho, Novo México e Nova York. Se você estiver planejando uma viagem para a Costa Oeste, Santa Rosa organiza um festival de queijo artesanal toda primavera no Sonoma County Event Center, que atrai todos os tipos de queijeiros de todo o país. Também entre os muitos participantes do festival estão os fabricantes de queijos locais da área de São Francisco, incluindo Cowgirl Creamery, Cypress Grove (conhecido por seus queijos de cabra picantes) e Point Reyes Farmstead Cheese Co, tornando este o lugar perfeito para provar algumas das melhores ofertas em volta.


Madison, Wisconsin - USA

Naturalmente, você tem que ir para Wisconsin para o cheddar. Enquanto estiver lá, pare no Fromagination em Madison, onde você pode experimentar diferentes tipos de queijos, desfrutar de degustações (incluindo raclette derretida), aprender sobre queijaria e levar cestas de queijo para casa.


Cabot, Vermont - USA

Cabot é o lar do fabricante de queijos mais popular da América: Cabot Creamery. A fazenda de laticínios é famosa por seu cheddar branco e extra forte que você encontrará ao caminhar pelo corredor em praticamente qualquer mercearia dos EUA. Você também pode visitar a fábrica de laticínios para fazer um tour.


Philadelphia, Pennsylvania - USA

Não se trata de cheesesteaks Philly. A Filadélfia não tem apenas uma grande variedade de restaurantes incríveis, onde você pode encontrar muitos queijos. Pare no Reading Terminal Market para visitar a Riehl Cheese Shop and Deli, de propriedade e operada por uma família holandesa da Pensilvânia, especializada em Colby, pepper jack e saborosos queijos cremosos, todos feitos localmente nas proximidades do Condado de Lancaster.


Toronto, Canada

Embora o Cnadá não seja necessariamente conhecido por seu queijo, ele é famoso por ter muitos ótimos lugares para comer e fazer compras, incluindo o St. Lawrence Market. O impressionante mercado do fazendeiro não só tem muitos alimentos orgânicos, mas também muitos queijos de qualidade. Pare no estande da Alex Farm Products, que vende queijos sazonais e artesanais feitos em todo o Canadá, além de outros trazidos de várias localidades europeias e americanas.


Oaxaca, México

Você é fã do queijo Oaxaca, o queijo suave e salgado que faz a comida mexicana ir de saborosa a deliciosa? Assim como a muçarela, o queijo Oaxaca (também conhecido como quesillo ou queso de hebra) é vendido em bolinhas e pode ser encontrado em muitas barracas de comida mexicana e restaurantes. Além disso, você ficará tentado a levar para casa.


Pag Island, Croácia

O queijo Paški Sir duro e salgado vem de ovelhas que são cultivadas nesta pequena ilha perto da Croácia - elas pastam todos os dias perto das margens salgadas e são ordenhadas a cada dois dias. A ilha é um paraíso para os amantes de queijo.


Adelaide, Australia

Enquanto estiver em Down Under, você absolutamente precisa experimentar o melhor queijo que a Austrália tem a oferecer. Woodside Cheese Wrights oferece uma enorme variedade de queijos de vaca e cabra, que são produzidos artesanalmente e disponíveis de acordo com a estação.


Não espere mais para embarcar em uma viagem gastronômica inesquecível! Experimente novos sabores, conheça novas culturas e crie memórias incríveis. Reserve já sua próxima aventura culinária e deixe seu paladar explorar o mundo! Fale comigo.









2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page